Analisando o Modelo de Lewis para a Negociação: Uma Introdução ao Modelo I

            Richard D. Lewis é um dos mais importantes linguistas da Grã-Bretanha, viajou por diversos países com o intuito que conhecer culturalmente cada um dos lugares que passou, ele traçou o perfil de cada cultura para dar valor a cada uma delas, mesmo reconhecendo ser perigoso criar estereótipos. Apesar disso, é importante que cada um saiba com quem esta lidando ou negociando, assim fica mais fácil conseguir uma relação favorável.
            Em seu livro “When Cultures Colide”, Lewis lança um guia global de como trabalhar e como relacionar com determinadas culturas, suas especificidades, linguagens, iniciando pela própria cultura da Grã-Bretanha. Assim, traça um plano de culturas dos negócios diante das diferentes formas de governança, estruturando qual seria o papel do líder diante dessas formas de agir. Lewis diz que “há, porém, uma norma nacional” que descreve a forma como cada povo age.[1]
            “O comportamento cultural é o produto final da sabedoria coletado, filtrado e transmitido através de centenas de gerações como núcleos de crenças compartilhadas, suposições de valores, conceitos e padrões de ação persistente. Em outras palavras, a cultura e a programação coletiva da mente que distingue os membros de um grupo humano de outro” (Richard Lewis). Assim devemos saber que nossa cultura pode não ser aceita em outro país, caso nos mudemos, pois toda cultura é subjetiva, baseado na cultura em que crescemos e passamos a maior parte do tempo, baseado em determinada moral.[2]
            As mais de 200 culturas existentes e diferentes uma das outras podem ser classificadas em tipos? Sim, Lewis as divide de três maneiras. São estes: Lineares Ativos, os Multi-ativos e os Reativos.[3]
·         Lineares Ativos são os que planejam, programam, organizam, buscam cadeias de ação, fazem um trabalho de cada vez. Demonstram orientação para a tarefa e procuram competência técnica. Os fatos são postos antes dos sentimentos e a razão antes da emoção, portanto os resultados devem ser sempre positivos e há busca por resultados imediatos. Os Lineares Ativos sempre tem uma ordem em agenda.
·         Multi-Ativos são mais extrovertidos, dependem mais da capacidade de persuadir e usa a força humana como inspiração, sempre buscando ídolos. Baseiam-se muito pela emoção e desenvolvem o contato até o limite. Desenvolvem bem relacionamentos e não ligam para o tempo e nem ao calendário, pois planejam suas prioridades de acordo com a importância que cada compromisso traz.
·         Reativos são as culturas que priorizam o respeito e a cortesia, sempre em silêncio, ouvem bastante e reagem com calma e com cuidado às propostas oferecidas. Buscam uma harmonia para o trabalho em equipe, se baseiam muito na sabedoria e ensinamentos deixados por seus ancestrais, sendo o contato “olho no olho” de extrema importância, a forma de linguagem corporal substitui as palavras e os grandes discursos. Além disso, tem capacidade de reagir com racionalidade diante de muita pressão e são muito paternalistas.[4]
            Segundo Lewis o comportamento não existe à toa, é baseado nas tradições em sequencia, da para ser previsto, justificado e, em geral, gerenciado.
            Abaixo o gráfico do Modelo de Lewis:
[5]
            Seguindo o modelo do quadro, temos o exemplo de um contrato:
·         Para um suíço, alemão, norueguês, norte americano, um contrato é praticamente um pacto sagrado. Um documento formal que uma vez assinado deve ser respeitado.
·         No Japão um contrato pode ser modificado de acordo com a exigência, embora ele seja um ponto de partida não é envolvido em tudo, pois não faz sentido aplicar os termos do contrato se o cenário é dinâmico.
·         Na América do Sul o contrato é um ideal inalcançável, ele é assinado para demonstrar formalidade, mas sempre tem um jeito de acrescentar ou reduzir suas exigências.[6]
            Assim damos por base que cada modelo tem sua base:
·         O modelo Linear Ativo é orientado por dados;
·         O modelo Multi-Ativo é orientado pelo diálogo;
·         O modelo Reativo é ouvinte.
[7]
            “Ao concentrar-se sobre as raízes culturais do comportamento nacional, tanto na sociedade quanto nos negócios, podemos prever e calcular com um surpreendente grau de precisão como os outros vão reagir aos nossos planos para eles, e podemos fazer algumas suposições de a respeito de como eles vão se aproximar de nós” (Richard Lewis).
            Segue abaixo mais um modelo, explicando cada uma das culturas citados:
[8]
            Atualmente é muito comum expatriar-se, mudar de país para buscar trabalho, mais qualidade de vida ou até mesmo uma viagem de lazer. Deve-se ter a noção de que nem todas as próprias atitudes serão aceitas em determinados lugares. Escolher através deste modelo um lugar para se aventurar, ou um lugar para fechar negócio, pode-se traçar o perfil desejado e escolher melhor, afim de não sair frustrado de uma negociação, por exemplo.
            Por estar ciente das características de cada “tipo cultural” de comunicação, é mais rápido o aprendizado de como conviver melhor pessoalmente e profissionalmente com outras culturas, tanto mantendo o respeito como prevendo suas reações. Conhecer outras culturas promove harmonia nos relacionamentos e permite a empatia e compreensão.
            Como basicamente todas as nossas ações são programadas pela cultura em que vivemos conhecer em geral as outras faz com que possamos não levar situações ou atitudes ofensivas a sério.[9]




[1] http://www.crossculture.com/publications/books/when-cultures-collide/
[2] Lewis Cultural Communication Model - http://bestcareermatch.com/cross-cultural-communication/#lewis
[3] The Lewis Model – Cultural Dimensions – http://magnussonllc.wordpress.com/2011/01/19/the-lewis-model-cultural-dimensions/
[4] The Lewis Model Explains Every Culture in the World - http://www.businessinsider.com/the-lewis-model-2013-9
[5] Cross Cultural Communication – http://bestcareermatch.com/cross-cultural-communication/#lewis
[6] Does a contract in Japan, South America, or Italy are the Same Thing? - http://bestcareermatch.com/cross-cultural-communication/#lewis
[7] http://www.selwyn.org/selwyn/node/18
[8] The Lewis Model Explains Every Culture in the World - http://www.businessinsider.com/the-lewis-model-2013-9
[9] Promoting Harmony through Understanding – http://bestcareermatch.com/cross-cultural-communication/#lewis

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