"Unconventional Business" (pt. 1) - Táticas de UW aplicadas às técnicas de mercado e empresariais
Planejamento:
A guerra não convencional é um módulo de conflito, resumidamente, de transição, em que há necessidade de empregabilidade de forças não regulares (exércitos regulares e legítimos) para a missão. Neste caso, agentes externos às forças empregadas tem total importância para o sucesso.
Segundo o UW Manual do US ARMY FM 3-05-301, o planejamento tem importante chave para o sucesso das operações, visto que toda a operação é em caráter híbrido, sem contar com um curso retilíneo, toda ação vai requerer uma reação inesperada e, seus comandos, devem estar atentos para responder a esse cenário instável.
O FM 3-05-201, trata a UW inicialmente através de uma operação psicológica avançada, afins de preparar toda a resistência para aceitar a operação e obter seu apoio.
O FM 3-05-201, trata a UW inicialmente através de uma operação psicológica avançada, afins de preparar toda a resistência para aceitar a operação e obter seu apoio.
No texto:
- Creating popular support for the insurgency movement.
- Developing support of the populace to allow the insurgents to avoid detection and move freely.
- Promoting the recruitment of others into the resistance movement.
- Discrediting the existing government and its programs.
- Informing the international community of the goodwill and intent of the United States and insurgents.
- Gaining support of the indigenous populace for U.S. support and presence.
- Countering hostile propaganda.
- Training members of the indigenous population or force in PSYOP (target audience analysis, local product development, targeting, dissemination, and analysis of impact indicators).
- Maintaining motivation among the insurgents.
- Passing information or instructions to the resistance organization or its subordinate elements.
- Providing a “link” between the resistance organization and foreign populations.
- Promoting reforms the insurgent organization will establish after the hostile government’s overthrow.
Portanto os planejadores devem estar atentos a conceitos e posições, suposições, que não se podem confirmar sua veracidade até que se faça o link de fato com o cenário, seja ela força de resistência ou mesmo, no mundo corporativo, com um cenário de sabotagens de informação, mudança na ação de seus concorrentes e uma possível falha de caráter financeiro. Como todo o cenário é ambíguo, o envolvimento neste planejamento é crítico para o sucesso.
Assim o planejamento deve estar focado em buscar apoio popular, aliados em campo, aliados dentro de um meio corporativo. Promover sempre busca por novas parcerias, sejam internas ou externas. Conquistar antigos funcionários, já conhecidos de gestões anteriores, funcionários que tenham conhecimento de todo o cenário da empresa.
Promoção de um descrédito à um determinado setor, ou liderança, ou chefia, direção, que possa vir a intervir dentro do setor. Geralmente quando a empresa lida com eleições, muito comuns em empresas públicas, há grande hostilidade nas partes concorrentes e a hipocrisia entre partes é constante, mesmo quando não está em épocas de escolhas.
Treinamento constante de membros fixos, busca por motivação da equipe. Toda informação deve ser dada, transmitida e instruída aos que devam obtê-la, a fins de um comando e controle maior setorial. Promover links entre setores, um setor interno e externo constantemente ligados e informatizados.
Assim o planejamento deve estar focado em buscar apoio popular, aliados em campo, aliados dentro de um meio corporativo. Promover sempre busca por novas parcerias, sejam internas ou externas. Conquistar antigos funcionários, já conhecidos de gestões anteriores, funcionários que tenham conhecimento de todo o cenário da empresa.
Promoção de um descrédito à um determinado setor, ou liderança, ou chefia, direção, que possa vir a intervir dentro do setor. Geralmente quando a empresa lida com eleições, muito comuns em empresas públicas, há grande hostilidade nas partes concorrentes e a hipocrisia entre partes é constante, mesmo quando não está em épocas de escolhas.
Treinamento constante de membros fixos, busca por motivação da equipe. Toda informação deve ser dada, transmitida e instruída aos que devam obtê-la, a fins de um comando e controle maior setorial. Promover links entre setores, um setor interno e externo constantemente ligados e informatizados.
Planners must understand and distinguish between the resistance force’s conceptual campaign-like activities and the Special Forces operational detachment’s (SFOD’s) immediate tactical operations, such as infiltration and linkup with resistance forces. Planners base the conceptual portion of the plan on numerous assumptions that they cannot confirm until after linkup with the resistance forces. Because of the ambiguous nature of these types of operations, command involvement is critical.
Todo o suporte para as operações militares virão de meios militares e meios civis, atuando juntos em campo, com informação, suporte logístico.
Seguindo este padrão, é comum hoje em dia as companhias terem agentes externos atuando assim como fontes de informações externas, sejam por meio de parcerias, consultorias, órgãos públicos ou mídia, toda informação acolhida será útil ao membro responsável pela operação.
Após o planejamento a infiltração deve ser explorada em caráter de extrema importância, buscando agentes internos ao concorrente. Empresas hoje em dia atuam com inteligência e contrainteligência, visando buscar informação e proteger sua informação, respectivamente.
Este trabalho de inteligência em campo deve ser conduzido com cautela, evitando violar normas internas à empresa e normas trabalhistas. Qualquer ato ilegal pode causar um dano à moral da empresa e ao psicológico do funcionário, de foma que a companhia perca a credibilidade.
Assim a fase de preparação é de fundamental importância para o sucesso.
Após o planejamento a infiltração deve ser explorada em caráter de extrema importância, buscando agentes internos ao concorrente. Empresas hoje em dia atuam com inteligência e contrainteligência, visando buscar informação e proteger sua informação, respectivamente.
Este trabalho de inteligência em campo deve ser conduzido com cautela, evitando violar normas internas à empresa e normas trabalhistas. Qualquer ato ilegal pode causar um dano à moral da empresa e ao psicológico do funcionário, de foma que a companhia perca a credibilidade.
Assim a fase de preparação é de fundamental importância para o sucesso.
Segundo o Manual de Guerra Não-Convencional TC 18-01:
MILITARY INFORMATION SUPPORT OPERATIONS IN UNCONVENTIONAL WARFARE
U.S. forces can use MISO as part of ARSOF capabilities or in conjunction with other USG capabilities to reduce the need for military force. When military force is necessary, Soldiers conduct MISO to multiply the effects of the operations. Specifically, MIS elements—
- Determine key psychological factors in the operational environment.
- Provide training and advisory assistance to insurgent leaders and units on the development, organization, and employment of resistance information capabilities.
- Identify actions with psychological effects that can create, change, or reinforce desired behaviors in identified target groups or individuals.
- Shape popular perceptions to support UW objectives.
- Counter enemy misinformation and disinformation that can undermine the UW mission.
A determinação de fatores psicológicos demonstra a capacidade e motivação da execução de seu objetivo. Ter o conhecimento da capacidade de seu agente e ter sempre algum agente para manter-se no backup é parte essencial para completar tal objetivo.
Uma característica das Forças Especiais dos EUA é o constante treinamento, incessante, com simulações contínuas de todos os possíveis cenários até que se esgotem. Capacitar seus membros internos e externos é parte fundamental par ao sucesso no meio corporativo.
Desta forma trabalha o emocional do funcionário, dando-lhe treinamento e motivação.
Qualquer mudança no cenário pode causar efeitos psicológicos nos membros responsáveis pela determinada demanda. O trabalho com cenários prospectivos é fundamental, identificando ações e possíveis mudanças no cenários que podem desmotivar um membro ou uma equipe. Portanto é fundamental que os recursos humanos mantenham sempre seus membros motivados e interagidos da forma comportamental mais adequada ou desejada.
O setor de inteligência é fundamental pois toda informação que a empresa recebe nem sempre é real. Esta desinformação que é lançada constantemente através de spam, emails, mídia em geral, troca de informações entre gerências, empresas, etc. e é constantemente levada em consideração como verdadeira.
Cada empresa deve ter um setor para triagem de informação e de forma precisa atuar dentro do cenário real.
De acordo com a UW, os civis são de extrema importância para o meio militar, pois é deles que vem todo o suporte logístico e de informação para a atuação no campo.
Desta forma, tratarei deste assunto com agentes e fatores externos a companhia:
CIVIL AFFAIRS IN UNCONVENTIONAL WARFARE
1-48. CA personnel augment the SF headquarters (HQ) by providing expertise in civil-military operations
(CMO). Although CMO plays a small role in resistance operations, planning CMO early in the campaign is
critical. CMO efforts can play a significant role in—
- Mitigating the suffering of the population during resistance operations through humanitarian assistance (HA) efforts. (Forces must conduct CMO and HA efforts in a manner that does not link the population to the resistance effort, thereby bringing the retaliation of adversary forces.)
- Planning mobilization of popular support to the UW campaign.
- Analyzing impacts of resistance on indigenous populations and institutions and centers of gravity through CA inputs to intelligence preparation of the operational environment (IPOE).
- Providing the supported commander with critical elements of civil information to improve situational awareness and understanding within the operational environment.
- Assisting in stabilization postconflict.
- Assisting in the demobilization and transition of former resistance forces postconflict.
O agente externo deve trabalhar na mitigação do risco, dando informação sobre fatores externos que podem capacitar o risco, diminuindo o risco tanto da segurança quanto do escopo da empresa. Além de trabalhar a informação feedback para retornar a informação correta e sem alarmar outros setores, causando alarde quanto a possível crise.
Planejar a mobilização e suporte para os fins.
Análise de impactos sobre outras empresas atuando no mesmo ramo, mesmo que seja em forma de senso, avaliando quantidade de veículos, trabalhando em escala numérica e traçando um planejamento, capacitando à companhia improvisação de situações de risco e entendimento de um cenário operacional externo e sua importância para o escopo da companhia.
Trabalhar o pós venda, feedback positivo sobre serviços, segurança dos colaboradores e dos consumidores, bom relacionamento fazem parte da garantia de um bom serviço e da companhia. Além disso, assistir na desmobilização de uma resistência, pode ser interpretada como uma transição de novos serviços, de uma companhia anterior ou mesmo uma nova tecnologia agregada, e o monitoramento da concorrência que irá atuar tentando desmobilizar com a nova companhia ou tecnologia.
Monitorar a concorrência deve ser constante, fazer o estudo de casos, estudo de clientes, atuação durante a concorrência e mesmo após o contrato, a concorrência deve ser monitorada, evitando que eles usem de falsa propaganda ou alguma forma de desmoralização.
Planejar a mobilização e suporte para os fins.
Análise de impactos sobre outras empresas atuando no mesmo ramo, mesmo que seja em forma de senso, avaliando quantidade de veículos, trabalhando em escala numérica e traçando um planejamento, capacitando à companhia improvisação de situações de risco e entendimento de um cenário operacional externo e sua importância para o escopo da companhia.
Trabalhar o pós venda, feedback positivo sobre serviços, segurança dos colaboradores e dos consumidores, bom relacionamento fazem parte da garantia de um bom serviço e da companhia. Além disso, assistir na desmobilização de uma resistência, pode ser interpretada como uma transição de novos serviços, de uma companhia anterior ou mesmo uma nova tecnologia agregada, e o monitoramento da concorrência que irá atuar tentando desmobilizar com a nova companhia ou tecnologia.
Monitorar a concorrência deve ser constante, fazer o estudo de casos, estudo de clientes, atuação durante a concorrência e mesmo após o contrato, a concorrência deve ser monitorada, evitando que eles usem de falsa propaganda ou alguma forma de desmoralização.
Descentralizando as ações setoriais:
Adaptando a doutrina da companhia a demanda do mercado.
As the JSOA matures, subordinate units take over a sector in which they are responsible for establishing a separate and decentralized supply procurement system. They distribute all supplies throughout the JSOA to several distribution centers. This decentralization improves security because compromise or destruction of the procurement system in one sector will not destroy the entire apparatus. Another advantage of this system is that it permits an equitable distribution of the logistics burden on the civilian population. Elements keep movement of supplies between sectors to a minimum, and personnel do not pass names, storage sites, and caches from sector to sector. The area commander delegates supply operations to sector commanders. He retains the responsibility for the overall plans. He also reports supply needs to the sponsoring power and issues directives covering operations. Plans and directives may include:
- Organization of supply and service support units.
- Organization and employment of civilian support units.
- Systems of levy and barter on civilians.
- Receipt of payment for supplies.
- Collection, storage, transportation, and distribution of supplies.
- Quantity and type of supplies personnel are to maintain.
- Allocation of supplies to major lower commands.
Para que haja um melhor entrosamento, cada setor deve ter seu responsável, e cada setor deve ser a parte, sempre explorado o máximo da sua expertise. Assim trabalhar com setores e gerências separadas a direção deve ter a capacidade de agregar os números de cada setor, filtrar através de matriz de riscos, avaliar a melhor estratégia para atuar em um seguimento. Portanto toda doutrina deve ser dinâmica, sempre atualizando às novas demandas do mercado.
Descentralizar a equipe tem além disso a função de que cada setor não influenciará no outro, em qualquer crise que o setor possa vir a sofrer, os outros setores não sentirão a ameaça, assim não abalando a estrutura do corpo da empresa, sendo cada crise gerida pelo próprio responsável pelo setor.
Neste caso o gestor de cada área delega seu comando à seus próprios coordenadores e supervisores, ainda dando as devidas diretivas para cobrir suas necessidades setoriais, demandadas pela companhia.
Dar todo o suporte aos setores. Cada setor tem subsetores para cumprir determinadas tarefas, todos devem estar comprometidos e recebendo as instruções de atuação, para que não haja falha na comunicação e nem na execução da tarefa.
Importante que o pagamento dos membros deva estar em dia, e que cada membro deva ter sua vida pessoal respeitada, dar o espaço necessário para sua realização pessoal, além da profissional, fará com que a auto estima de seus funcionários aumente - seguindo a clássica Pirâmide de Maslow - e a execução do serviço seja mais focada em resultados positivos.
Deve-se dar qualidade de equipamento, suprimentos e meios necessários para a execução da tarefa desejada pelo setor.
Supondo que cada setor faça parte de um organismo maior que é a empresa, em cada esfera gerencial deve ter esta separação e cada subsetor deve ser gerido desta forma pelo setor de maior hierarquia.
Incompetência e Hipocrisia:
Devido incompetência da maioria das gestões, a probabilidade de gerar uma irritabilidade e sabotagem é grande, e cada vez maior, pois atualmente as empresas voltaram a buscar apenas lucro, e sem dar condições e reconhecimento a seus funcionários.
Sabotagem é um ato comum em empresas. Nas indústrias no passado era muito comum se utilizar de incêndios e sabotagem de peças de máquinas, fazendo-as cair em desuso, assim o desemprego era controlado através de medidas irregulares dos próprios empregados.
Atualmente é comum o vazamento de informações aos concorrentes, números e documentos são importantes para a sabotagem. A incapacidade dos chefes de gerir seus subordinados aumenta esta probabilidade e muitas empresas sofrem por suas estratégias não estarem em segredo.
Não é um ato ilegal, apenas passivo de represália dentro das empresas. De fato, os empregados que se submetem a sabotar informação devem ter respaldo legal e de preferência a possibilidade de manter os dois contratos nas mãos. Sem que gere uma forma de 'guerrilha' entre as forças envolvidas. Duas empresas de grande porte guerreando entre si além de um grupo de funcionários insatisfeitos com um dos lados, porém sem uma confiança formada no terceiro.
Todo ato de sabotagem se inicia com a insatisfação com o administrativo, a gestão em vigor causa repulsa e os dois lados passam a atuar numa relação de hipocrisia. Além disso a relação de hostilidade entre a empresa e o concorrente é cada vez mais latente, fazendo com que o assédio aos funcionários seja constante, de ambos os lados. O lado mais suscetível a praticar a sabotagem é o que está insatisfeito com a gestão. Geralmente companhias utilizam funcionários como números ou temporários para poder nutrir apenas determinada demanda. Esta percepção faz com que este funcionário também use a empresa para atingir seu objetivo profissional e pessoal.
Além do clima de agitação interna, a concorrência pode infiltrar membros, ou amigavelmente forjando uma parceria ou mesmo em atos de espionagem, com intenção de ter números e documentos importantes, acesso à estratagemas de vital importância para os negócios.
Se utilizar de atividades consideradas não convencionais pode ser um ato arriscado, e a empresa deve estar preparada para sofrer represálias, inclusive jurídicas, mas é comum no mundo dos negócios, já que as empresas se focam no escopo apenas e não trabalham com proteção de informação e nem com contrainteligência.
Operações subversivas na empresa sempre são comuns, funcionários insatisfeitos sempre contaminam outros funcionários, que podem se mostrar capazes de quebrar normas internas. Mesmo que a sabotagem não seja via contrato, o próprio funcionário pode negociar informações e sabotar por conta própria.
É a guerra psicológica interna na companhia, buscar aliados que saibam os pontos fracos das gestões. Em geral gestores são aduladores e pusilânimes, se fazendo de estarem em uma posição acima para se beneficiarem, e são incompetentes, pois não tem noção de que sua gestão ou mesmo da demanda de seu setor.
Além de incompetentes, há hipocrisia em adular de forma vazia seus membros, forjando um cenário amigo, mas rola assédio moral e sexual constantemente, ameaças e preferência por determinados membros, especialmente de chefes homens para mulheres. Fora o ato sexual consumado facilitando a manipulação da equipe e preferência, indicação e possível demissão por motivos superficiais e alto índice de turnover.
No manual de Guerra Psicológica do US ARMY - FM 3-05.301 (FM 33-1-1) MCRP 3-40.6A :
A primeira causa deste pequeno cenário de conflitos se inicia com o absenteísmo, faltas injustificadas, e inicia-se assim uma insatisfação com os de mesma hierarquia. Sempre há o merecimento de algumas empresas a serem sabotadas. Falta de gestão e ganância são só fatores visíveis, em geral toda a cadeia de comando é falha, e quando um órgão do organismo por todo falha, espalha-se uma doença, infectando o corpo em geral e enfraquecendo-o por completo.
Além disso, a rápida difusão via internet e redes sociais pode levar a empresa a um descrédito público em pouco tempo. Portanto ter uma rede grande e difamar virtualmente os negócios, pode ser um fator positivo utilizado pelas empresas contra seus concorrentes, porém internos e insatisfeitos, os funcionários também podem iniciar a difamação de sua própria empresa, em perfis falsos, devido a quebra de sigilo e a assinatura do contrato. Mas um pequeno boato se torna grande rapidamente através das redes sociais atuais.
O próximo passo é avaliar irregularidades, trabalhar com denúncias nas delegacias regionais do trabalho, ministérios, sindicatos, por a companhia em descrédito, a partir do momento que a empresa tiver multas, alguns acionistas podem desistir do investimento.
Trabalhar com o lado emocional: nostalgia, interesses próprios, tristezas, desejos. Apelar sexualmente para o interesse do concorrente. Trabalhar com o emocional pode encorajar ou desencorajar alguém, tratar desta forma, fazer o blefe ou dissuadir completamente através de um medo. Portanto não só devemos conhecer o concorrente como também conhecer o agente que o representa.
Apelos sexuais são importantes. Ao seduzir seus funcionários com mulheres atraentes. Principalmente homens caem facilmente no jogo da sedução. Mas mulheres também ficam vulneráveis. Portanto é importante saber como funcionários lidam fora do ambiente de trabalho.
Assim o manual trata como fatos importantes a autoridade, voltado para o regulamento o qual se vive; a reverência como algo sagrado, de muito respeito. Proibição de religiões internamente pode afetar o psicológico do funcionário. Tratar com o medo de errar. Jogar com sua lealdade, a empresa, a si mesmo.
A sabotagem é um ponto a ser tratado num próximo momento, em que trataremos sobre implementação e desinformação e difamação de empresas, um cenário de guerra psicológica e guerrilha dentro do mundo corporativo.
Há uma grande escala de serviços buscando tirar crédito de concorrentes e trabalhando com infiltração e espionagem. Apenas deve-se utilizar de forma precisa, com informação, implantação de desinformação, "contra-contrainteligência", busca por fatores psicológicos e condições adversas em que o cenário de operação estará a atuação.
Incompetência e Hipocrisia:
Devido incompetência da maioria das gestões, a probabilidade de gerar uma irritabilidade e sabotagem é grande, e cada vez maior, pois atualmente as empresas voltaram a buscar apenas lucro, e sem dar condições e reconhecimento a seus funcionários.
Sabotagem é um ato comum em empresas. Nas indústrias no passado era muito comum se utilizar de incêndios e sabotagem de peças de máquinas, fazendo-as cair em desuso, assim o desemprego era controlado através de medidas irregulares dos próprios empregados.
Atualmente é comum o vazamento de informações aos concorrentes, números e documentos são importantes para a sabotagem. A incapacidade dos chefes de gerir seus subordinados aumenta esta probabilidade e muitas empresas sofrem por suas estratégias não estarem em segredo.
Não é um ato ilegal, apenas passivo de represália dentro das empresas. De fato, os empregados que se submetem a sabotar informação devem ter respaldo legal e de preferência a possibilidade de manter os dois contratos nas mãos. Sem que gere uma forma de 'guerrilha' entre as forças envolvidas. Duas empresas de grande porte guerreando entre si além de um grupo de funcionários insatisfeitos com um dos lados, porém sem uma confiança formada no terceiro.
Todo ato de sabotagem se inicia com a insatisfação com o administrativo, a gestão em vigor causa repulsa e os dois lados passam a atuar numa relação de hipocrisia. Além disso a relação de hostilidade entre a empresa e o concorrente é cada vez mais latente, fazendo com que o assédio aos funcionários seja constante, de ambos os lados. O lado mais suscetível a praticar a sabotagem é o que está insatisfeito com a gestão. Geralmente companhias utilizam funcionários como números ou temporários para poder nutrir apenas determinada demanda. Esta percepção faz com que este funcionário também use a empresa para atingir seu objetivo profissional e pessoal.
Além do clima de agitação interna, a concorrência pode infiltrar membros, ou amigavelmente forjando uma parceria ou mesmo em atos de espionagem, com intenção de ter números e documentos importantes, acesso à estratagemas de vital importância para os negócios.
Se utilizar de atividades consideradas não convencionais pode ser um ato arriscado, e a empresa deve estar preparada para sofrer represálias, inclusive jurídicas, mas é comum no mundo dos negócios, já que as empresas se focam no escopo apenas e não trabalham com proteção de informação e nem com contrainteligência.
Operações subversivas na empresa sempre são comuns, funcionários insatisfeitos sempre contaminam outros funcionários, que podem se mostrar capazes de quebrar normas internas. Mesmo que a sabotagem não seja via contrato, o próprio funcionário pode negociar informações e sabotar por conta própria.
É a guerra psicológica interna na companhia, buscar aliados que saibam os pontos fracos das gestões. Em geral gestores são aduladores e pusilânimes, se fazendo de estarem em uma posição acima para se beneficiarem, e são incompetentes, pois não tem noção de que sua gestão ou mesmo da demanda de seu setor.
Além de incompetentes, há hipocrisia em adular de forma vazia seus membros, forjando um cenário amigo, mas rola assédio moral e sexual constantemente, ameaças e preferência por determinados membros, especialmente de chefes homens para mulheres. Fora o ato sexual consumado facilitando a manipulação da equipe e preferência, indicação e possível demissão por motivos superficiais e alto índice de turnover.
No manual de Guerra Psicológica do US ARMY - FM 3-05.301 (FM 33-1-1) MCRP 3-40.6A :
2-96. Legitimacy appeals use law, tradition, historical continuity, or support of the people. The following are types of legitimacy appeals:
- Authority: An appeal to laws or regulations, or to people in superior positions in the social hierarchy. For example, the Uniform Code of Military Justice, NCOs and officers, police officers, parents, or government officials. The TA must recognize the authority for the appeal to work.
- Reverence: An appeal to a belief-teaching institution or individual that is revered or worshiped; for example, the Dalai Lama, the Roman Catholic Church, or even a sports figure such as Michael Jordan.
- Tradition: An appeal to that which the TA is already used to. It is behavior that is repeated continually without question. Why do people have turkey on Thanksgiving? Because it has always been that way.
- Loyalty: An appeal to groups to which the TA belongs. Examples are military units, family, or friends. This appeal is usually used to reinforce behavior that already occurs.
2-97. Inevitability appeals most often rely on the emotion of fear, particularly fear of death, injury, or some other type of harm. For example, if a person does not surrender, he will die, or if a person does not pay his taxes, he will go to jail. It can also be an appeal to logic. Both require proof that the promised outcome will actually occur. Therefore, it is crucial that credibility be gained and maintained throughout the argument.
2-98. An in group-out group appeal seeks to divide a TA or separate two TAs. It creates an enemy of one group, and encourages the other group to rebel/discriminate against them. This appeal frequently points out major differences between TAs, or factions of a TA. If PSYOP cannot effectively portray the in group in a negative manner, the appeal will fail.
2-99. Bandwagon appeals play upon the TA’s need to belong or conform to group standards. The two main types of bandwagon appeal are an appeal to companionship and an appeal to conformity. Peer pressure is an example of the conformity type of bandwagon appeal.
2-100. Nostalgia appeals refer to how things were done in the past. This appeal can be used to encourage or discourage a particular behavior. In a positive light, it refers to the “good old days” and encourages the TA to behave in a manner that will return to those times. In the negative, it points out how things were bad in the past and how a change in behavior will avoid a repeat of those times.
2-101. Self-interest appeals are those that play directly to the wants and desires of the individuals that make up a TA. This type of appeal can play upon the TA’s vulnerability for acquisition, success, or status. A self-interest appeal can be presented in the form of a gain or loss. An appeal to loss would be exploiting the fact that if the TA does not engage in the desired behavior, PSYOP cannot satisfy a want. An appeal to gain would inform the TA that to satisfy a want, the TA must engage in a desired behavior.Assim com esta análise os fatores psicológicos que podem fazer com que haja um conflito irregular dentro de um cenário empresarial, buscando sempre os fatores que podem ser pontos fracos tanto da empresa quanto dos funcionários que se revoltam, inicialmente tudo começa com a insatisfação.
A primeira causa deste pequeno cenário de conflitos se inicia com o absenteísmo, faltas injustificadas, e inicia-se assim uma insatisfação com os de mesma hierarquia. Sempre há o merecimento de algumas empresas a serem sabotadas. Falta de gestão e ganância são só fatores visíveis, em geral toda a cadeia de comando é falha, e quando um órgão do organismo por todo falha, espalha-se uma doença, infectando o corpo em geral e enfraquecendo-o por completo.
Além disso, a rápida difusão via internet e redes sociais pode levar a empresa a um descrédito público em pouco tempo. Portanto ter uma rede grande e difamar virtualmente os negócios, pode ser um fator positivo utilizado pelas empresas contra seus concorrentes, porém internos e insatisfeitos, os funcionários também podem iniciar a difamação de sua própria empresa, em perfis falsos, devido a quebra de sigilo e a assinatura do contrato. Mas um pequeno boato se torna grande rapidamente através das redes sociais atuais.
O próximo passo é avaliar irregularidades, trabalhar com denúncias nas delegacias regionais do trabalho, ministérios, sindicatos, por a companhia em descrédito, a partir do momento que a empresa tiver multas, alguns acionistas podem desistir do investimento.
Trabalhar com o lado emocional: nostalgia, interesses próprios, tristezas, desejos. Apelar sexualmente para o interesse do concorrente. Trabalhar com o emocional pode encorajar ou desencorajar alguém, tratar desta forma, fazer o blefe ou dissuadir completamente através de um medo. Portanto não só devemos conhecer o concorrente como também conhecer o agente que o representa.
Apelos sexuais são importantes. Ao seduzir seus funcionários com mulheres atraentes. Principalmente homens caem facilmente no jogo da sedução. Mas mulheres também ficam vulneráveis. Portanto é importante saber como funcionários lidam fora do ambiente de trabalho.
Assim o manual trata como fatos importantes a autoridade, voltado para o regulamento o qual se vive; a reverência como algo sagrado, de muito respeito. Proibição de religiões internamente pode afetar o psicológico do funcionário. Tratar com o medo de errar. Jogar com sua lealdade, a empresa, a si mesmo.
A sabotagem é um ponto a ser tratado num próximo momento, em que trataremos sobre implementação e desinformação e difamação de empresas, um cenário de guerra psicológica e guerrilha dentro do mundo corporativo.
Há uma grande escala de serviços buscando tirar crédito de concorrentes e trabalhando com infiltração e espionagem. Apenas deve-se utilizar de forma precisa, com informação, implantação de desinformação, "contra-contrainteligência", busca por fatores psicológicos e condições adversas em que o cenário de operação estará a atuação.
Fonte: Manual TC 18-01.
Fonte: Manual FM 3-05-201.
Fonte: Manual FM 3-05.301 (FM 33-1-1) MCRP 3-40.6A
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